Pinturas,Costuras e apartes

domingo, 15 de novembro de 2009

Como pintar em tecido - passo a passo

1- Como aplicar a cola permanente na placa de madeira: com um pincel de cerdas duras, aplique uma camada de cola permanente, na posição horizontal. Aguarde a secagem por trinta minutos. Atenção, o tempo de secagem depende da temperatura ambiente. Para saber quando a placa está pronta, coloque a mão na placa, a cola tem de estar húmida, mas a colar levemente. Esta sensibilidade só se adquire com a prática.

2- Coloque o tecido sobre a placa e estique bem sobre a madeira para que não fique com pregas.

3- Depois de escolher o que quer pintar, coloque o papel químico entre o tecido e o papel onde tem o risco e contorne o desenho com firmeza para marcar o tecido.

4- Escolha os pincéis que mais se adaptam ao que vai pintar. Convém que sejam pincéis de cerda dura.

5- Antes de usar a tinta para tecido, agite bem a embalagem para que a tinta fique homogénea. Coloque a tinta que vai usar, em pequenas quantidades, num godé, num ajulezo ou num prato.

6- A maneira de pegar a tinta é sempre para o lado de cima do pincel, usando o cantinho do mesmo.

7- Para maior durabilidade dos pincéis, limpe-os assim que terminar a pintura. Lave-os com água corrente e sabonete líquido ou champô. Para tirar os restos de tinta mais entranhados, use o limpa pincéis. Depois de lavados, passe amaciador de cabelo nas cerdas dos pincéis e guarde-os com as cerdas para cima.

8- Assim que terminar solte o trabalho da tábua e deixe secar ao ar libre na posição horizontal. Só ao fim de 72 horas a que a tinta estará completamente seca, depois desse tempo, passa-se o ferro sem vapor no trabalho do lado do avesso, isso vai ajudar a fixar a cor.

9- Os tecidos devem ser sempre lavados e passados a ferro antes de pintar, lavados para tirar a goma e passados a ferro para não ficarem com rugas e ser mais fácil de pintar.

10- Quando pintarmos camisolas, deve-se usar a placa de madeira dentro da camisola, para que ao pintar não passe tinta para as costas da camisola.

11- Para dar um fundo esfumaçado, deve-se utilizar um pincel de cerdas duras e tinta para tecido misturada com um pouco de clareador. Fazem-se movimentos circulares. O clareador age como impermeabilizante e contribui para que o pincel deslize melhor.

12- Se quisermos usar tinta Acripuff, para dar efeito de volume ou expansão, utiliza-se a bisnaga na cor desejada, preenchendo o motivo que se quer. Normalmente usa-se para florinhas, contornos, arabescos, etc. Após o uso da Acripuff deixa-se secar por 2 horas na horizontal e sem a placa de madeira. Ao fim desse tempo, passa-se do avesso com o ferro sem vapor, para se dar a expansão da tinta.

Um comentário: