Pinturas,Costuras e apartes

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dicas: Pintura em tecidos




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com





Para pintar em tecido utilize tintas apropriadas, ou seja, para tecido.

As tintas para tecido podem ser aplicadas em quase todos os tipos de tecido: algodão, sarja, linho, popeline, cambraia, lona, musselina, chifon, ganga, etc.

Em tecidos 100% sintéticos como nylon ou poliéster é preferível não pintar se não tiver já alguma experiência com este tipo de tecidos.

Antes de começar a pintura, lave o tecido primeiro para retirar a goma que ele possa ter, isto porque a tinta poderá aderir á goma do tecido e ao lavar a peça depois de pintada a goma sairá levando consigo parte da sua pintura.

Esta é uma regra na pintura do tecido: lavar sempre a peça antes de a começar a pintar.

No final da pintura aconselha-se uma passagem com o ferro de engomar, no verso da peça, para que o calor do ferro coza a tinta.
Lembre-se de retirar o vapor ao ferro - esta passagem deverá ser SEMPRE com o ferro sem saída de vapor.

Depois de passada a peça pintada é que poderá ser finalmente lavada.
Quando trabalhar com tecidos de algodão finos, tipo a popeline, estique muito bem o tecido prendende-o com fita crepe nas pontas do tecido para que fique bem esticado.
Em alguns tecidos bem finos poderá usar a ajuda de um bastidor para que este fique esticado e também apoiado.

2 comentários:

  1. Obrigada por escrever esta dica! Foi muito útil para mim :)

    ResponderExcluir
  2. Cleuza muito bom querida,as dicas me ajudaram demais,meus pincéis estão c/ a virola que é tinta demais,até ficam abertos,e olhe que tenho muito cuidado porque comprei pelo site,e foram muitos.Todos de uma marca maravilhosa p/ pintar ROSAS que é minha paixão.Parabéns e obrigada. shoppingdeartes.blogspot.com

    ResponderExcluir