Pinturas,Costuras e apartes

terça-feira, 9 de março de 2010

A técnica bauernmalerei

Materiais utilizados:



TINTAS:

A técnica bauernmalerei tem como característica a utilização de tinta acrílica fosca, que é solúvel em água, tem secagem rápida e apresenta uma ótima aderência e acabamento em peças de madeira, latão zinco, alumínio,cerâmica,gesso,etc.



PINCÉIS:

Utilize sempre pincéis de boa qualidade. O sucesso de uma pincelada depende do pincel usado.Pincéis melhores geralmente são mais caros, mas se você der aos pincéis os cuidados que eles necessitam, prolongará muito a durabilidade.
Tenha um pincel chato,largo para fazer a pintura do fundo e pincéis redondos para a pintura dos motivos.

Cuidados:

*Os pincéis devem ficar de molho em recipiente próprio desde que o nível da água não chegue a virola.


*A tinta acrílica é de secagem rápida e por isso não a deixe secar nos pincéis. Tenha recipientes com água para passar os pincéis durante a troca de tintas.


*Guarde os pincéis de maneira que as cerdas fiquem livres, sem tocar em qualquer tipo de superfície.


*Fazendo assim, seus pincéis irão durar muitos e muitos anos.



COMO UTILIZAR OS PINCÉIS:

A técnica BAUERNMALEREI é uma pintura feita por “pinceladas” precisas, sem esfumaçar ou mesclar demasiadamente as cores. Mantenha seu pincel sempre úmido, mais sem excessos de água enquanto estiver pintando. Dessa maneira, o pincel deslizará mais facilmente.




PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE DAS PEÇAS:

Trabalhe com peças de madeira crua, que são mais fáceis de preparar. As madeiras mais utilizadas são o pinus e a virola e também o MDF.

Se a superfície for de madeira pura, lixe uma vez antes de pintar a primeira demão de tinta, que deverá ser com selador próprio para madeira.
Pinte a peça com o tipo de acabamento (cor) que quiser antes de pintar os motivos.

Se for usar uma peça de MDF, lixe somente depois da primeira demão de tinta.

Superfície de metal lave com água e sabão. Deixe secar e passe vinagre. Retire-o com água corrente e deixe secar. Dê uma demão de metal primer e deixe secar. Lixe levemente com um pedacinho de papel pardo amassado. Passe outra demão de primer. Pinte uma, duas ou três vezes, se necessário. Lixe levemente entre uma demão e outra.

Para dar demãos de fundo, também pode se usar um rolinho de espuma. A pintura ficará mais homogênea. Use o pincel chato para os cantos e os detalhes. Antes de passar o rolinho na tinta, molhe na água suavemente e aperte-o num prato, deixando-o levemente úmido.



Veja abaixo uma relação dos fundos utilizados nas peças:

FUNDO LISO.

Consiste em pintar a peça com uma cor “chapada”. Para um melhor acabamento, aplique três demãos da tinta na cor desejada, intercalando secagem.



PÁTINA LIXADA..

Aplique um fundo liso com a tinta na cor marfim e deixe secar completamente. Escolha

uma cor desejada da tinta acrílica fosca, dilua-a com água ( na proporção 1 para1 ) e aplique na peça com um pincel chato largo. Deixe secar completamente. Lixe a peça com lixa n 220, no sentido dos veios da madeira, até aparecer um pouco da cor marfim do fundo.
Retire o pó.



MARMORIZADO COM SACO PLÁSTICO.

Aplique um fundo liso com a tinta na cor marfim e deixe secar completamente. Escolha uma cor desejada da tinta acrílica fosca, dilua-a com água ( na proporção 1 para 1) e aplique na peça com um pincel chato largo.Antes de secar, envolva a peça em uma sacola plástica, apertando-a muito bem e formando “rugas” com o plástico. Deixe secar por uma hora e retire a sacola plástica. Se necessário, deixe secar completamente ao ar livre.



ESPONJADO.

Aplique um fundo liso com a tinta na cor marfim e deixe secar bem. Escolha uma cor desejada da tinta acrílica e esponje-a por toda a peça, com uma esponja fina. Antes que seque, esponje com uma cor contrastante, mais escura ou clara. Deixe secar completamente.



PÁTINA ENVELHECIDA (PARA A TÉCNICA BARROCA)

Aplique um fundo liso e pinte os motivos como desejar. Deixe secar completamente. Aplique uma camada de cera em pasta incolor em toda a peça e deixe secar por 1 hora. Dilua betume da Judéia com aguarrás mineral ( na proporção 1 para 1) e aplique na peça com um pincel largo e chato. Antes que seque, retire o excesso com um paninho macio que não solte pelos. Deixe secar de um dia para o outro. Lixe a peça com lixa n 150, no sentido dos veios da madeira, até aparecer a pintura. Retire o pó com uma flanela.

Observação: o acabamento da técnica barroca deve ser feito após a pintura dos motivos.

É importante que a peça esteja previamente impermeabilizada com a cera , para que o betume não penetre demais na peça , deixando-a muito escura. Caso queira clarear mais o efeito de pátina, passe um pano com cera em pasta incolor por toda a peça, após o lixamento.



RISCOS:

Copie o risco sobre o papel vegetal ou de seda com caneta fina ou lápis e repasse no objeto com auxílio de um carbono branco ou preto dependendo da cor da superfície. Não se esqueça de centralizar o molde e fixa-lo com fita adesiva.



PRODUTOS PARA ACABAMENTO:

O acabamento das peças em Bauer normalmente é feito com cera em pasta incolor (de assoalho).
Aplique a cera com um pedaço de malha de camiseta, deixe secar por meia hora e lustre com uma flanela. Se quiser dar um acabamento envelhecido, suje um pouquinho do pano no betume.
Se quiser dar um acabamento envernizado, utilize o verniz acrílico fosco.


Fonte:

Revista Pegue & Faça Especial - Pintura Decorativa nº 128 pag: 4
Revista Apostila de Madeira nº 1 pag: 32

Um comentário:

  1. Ótimas dicas, muito obrigada! Seu blog é bem diversificado. Parabéns!

    ResponderExcluir