Pinturas,Costuras e apartes

terça-feira, 30 de março de 2010

Xadrez sem dificuldades

- Pinte a peça de branco. Espere secar e lixe, tirando bem o pó. Talvez precise dar uma segunda demão de base.
- Pinte a caixa da cor desejada (quantas vezes precisar, até cobrir bem).
- Marque o xadrez na largura desejada, com a lapiseira 0.5 para que fique um riscado bem clarinho. (ex: de 2 em 2cm ou mais largo, se assim desejar). Use uma borracha macia para atenuar os riscos pois, depois de pintar, não consegue mais apagar.
- Escolha a cor do xadrez e dilua em água filtrada (1:3), para que na hora em que as listras se cruzarem, fique mais forte, como no tecido. Não dilua demais, para não escorrer.

- Vire a régua ao contrário, (ou seja, a parte numérica para baixo). Alinhe-a encostando a régua um pouquinho abaixo da linha feita à lapis; a régua ficará altinha em relação ao riscado.
- Então, encoste o pincel na régua e arraste a tinta. Assim você não irá tremer e o xadrez ficará retinho e sem borrar. Utilize pincel chato, na largura das listras desejadas.
- Pinte as listas verticais e quando estiverem secas, pinte as horizontais, com a mesma diluição e pincel.
- Entre esse quadriculado de base, você pode fazer outro com pincel chato mais estreito ou pincel liner, utilizando tinta mais escura (também diluída), utilizando o mesmo princípio da régua. (Obs.: às vezes utilizo canetinha permanente e régua para fazer estes traços mais finos entre o xadrez.)
- Não se preocupe, porque a tinta não passa por baixo, só se a tinta estiver muito aguada. Se por acaso, borrar um pouquinho, limpe levemente com um pincel mais firme ou cotonete, levemente umidecidos
- É bom treinar um pouquinho antes de pintar a peça.

* OUTRA DICA: Se for fazer o xadrez à mão livre, use o dedinho como guia e segure a respiração enquanto executa alguma linha ou traço. A mão tem que estar bem leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário