Pinturas,Costuras e apartes

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Dicas de pintura country

Texto extraído da Revista Country Americano, Ano 1 Edição 02 da On Line Editora.

Pespontos
Uma das características principais deste tipo de pintura é a imitação de costura, retalhos e tecidos em geral. Para isso, são feitos pespontos com pincéis liner, que possuem cerdas longas e resultam em traços maiores e mais longos.

A caneta permanente também pode ser usada para a obtenção deste efeito. Além de ser uma nova opção para quem está começando a pintar madeira, proporciona maior firmeza para quem não possui habilidade em pinturas.

Tintas
O estilo country americano se caracteriza pela pintura pastel e pelo aspecto envelhecido. Para obter este efeito, misture a tinta utilizada com algumas tintas de água.

Uma das tintas indicadas nestes trabalhos é a PVA, um tipo de látex disponível em diversas cores no mercado. É de fácil aplicação, já que é solúvel em água e possui secagem rápida.

Também pode ser aplicado o uso de tintas acrílicas americanas, que possuem mais de duzentas cores diferentes. Além disso, o produto é de boa qualidade, dando melhor acabamento ao trabalho.

Verniz
Para dar acabamento em seus trabalhos, é recomendável o verniz acrílico, que é o mais indicado por ser à base de água. Além disso, é um produto fácil de ser utilizado, de secagem rápida e possui preço acessível.

Escova para chuvisco
O Spatter Brush, mais conhecido como escova para chuvisco, é utilizado para obter efeito espirrado nos trabalhos. A peça possui uma parte com cerdas, onde a tinta deve ser aplicada com auxílio de um pincel.

Preso ao cabo há um rolo de madeira com uma agulha, que são os responsáveis pelo efeito de chuvisco.

Listras e Xadrez
Para fazer o efeito listrado e xadrez, prefira pincéis longos e retos. Seu tamanho deve variar conforme a largura desejada no efeito.

Estes pincéis são feitos de pêlos sintéticos e são importados, pois não existem na linha nacional.

Para melhor resultado em seu trabalho, utilize tinta diluída com algumas gotas de água, obtendo uma certa transparência nas pinceladas.

Pincel Redondo
O pincel redondo é feito com pêlos de marta e é indicado para pintar detalhes arredondados, como mão, rosto, laços e bolsos.

Como é de pêlo macio, não deixa marcas de tintas sobre a peça.

Batedor de Estêncil
O batedor de estêncil possui modelos internacional e nacional. O seu uso pode ser substituído por uma esponja de alta densidade.

Esponja Marinha
Esta esponja pode ser encontrada no mercado em diversos tamanhos e é preparada especialmente para o uso artesanal.

Sua textura é dura e deve ser hidratada antes do uso. Para isso, mergulhe-a na água por alguns segundos e remova o excesso de água, apertando-a.

Depois de umedecida, a esponja aumenta de tamanho, mas volta ao tamanho natural depois de seca.

Este produto só pode ser utilizado com tintas à base de água e deve ser lavado imediatamente após o uso.

Pincel Chanfrado
O pincel chanfrado ou angular é de pêlo sintético e é utilizado para fazer o efeito de sombra na peça.

O segredo para obter este efeito é umedecer o pincel com água e remover o excesso pressionando levemente as cerdas sobre um pano.

A tinta deve ser colocada na ponta das cerdas em pouca quantidade.

Por ser sintético, este tipo de pincel nunca deve ser usado na aplicação de solvente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário