Pinturas,Costuras e apartes

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

NetBazar entrevista: Cris de Raphael

Apaixonada pela pintura country, Cris de Raphael iniciou suas pinturas por acaso com o apoio de uma amiga e nunca mais largou. Com grande influência da folk art americana, seus trabalhos possuem traços bem definidos e são marcados por sombreados fortes o que nos faz identificar sua autoria. Nesta entrevista, Cris nos conta um pouco de sua experiência, seu início na pintura e um pouco sobre o mercado artesanal.

1.Como iniciou seu interesse pela pintura decorativa?

Cris de Raphael: Em 1990, perdi minha mãe que era uma grande e constante companheira. Procurei então algo que pudesse preencher meu tempo, no momento ocioso, e minha mente. Algo que me fizesse concentrar e distrair. Através de uma amiga conheci a pintura bauernmalerei. A princípio não me interessei muito, mas acabei pintando uma peça para agradar minha amiga. Acabei me apaixonado pela pintura e pela técnica. Com o tempo fui buscando novas técnicas e novos cursos e assim aperfeiçoando e enriquecendo meus conhecimentos.


Joaninha
2. Dentro da pintura decorativa, existe alguma especialidade que você se interessa mais?

Cris de Raphael: Existe sim. Essa especialidade que me encanta é o Country Americano. Meu interesse é pela variedade de técnicas que posso utilizar. E ainda posso unir e reproduzir flores, animais e figuras humanas todas ao mesmo tempo numa mesma peça.

3. À medida que vai se pintando, com a experiência nesta ou em qualquer outra especialidade artesanal, adquire-se o estilo próprio, ou seja, alguns artistas possuem traços mais delicados, outros simpatizam mais por pintura de ursos e, assim, conseguimos identificar a olho, a autoria das peças. Você já encontrou seu estilo próprio?

Cris de Raphael: Às vezes acho que sim, outras que não. Ainda me encontro buscando aperfeiçoamento. Sempre que possível acabo incrementando meus trabalhos com detalhes sutis e cores pastéis. Também utilizo muitas sombras, enriquecendo ainda mais os trabalhos e deixando uma marca bastante perceptível. Acredito esses pontos possam em breve ser a identificação visível de meus trabalhos

4. Como você desenvolve seus paps? Como é feita a escolha das peças que serão ensinadas?

Cris de Raphael: Primeiro defino o nível de dificuldade da técnica a ser ensinada. Normalmente acabo decidindo por trabalhos para iniciantes. Faço isso porque quando iniciei na pintura country senti grande dificuldade em seguir os PaPs. Assim decidido, escolho a peça que na maioria das vezes é de tamanho pequeno a médio. Acredito ser interessante a amiga arteira olhar para o tamanho da peça e para o PaP e de imediato perceber que ela conseguirá realizar um trabalho igual ou melhor que o sugerido. Quando chega o momento da escolha do risco e das cores procuro criar com o coração….rs. Normalmente me apaixono pela peça mesmo antes de estar realizada.


Chinesinha
5. Existem muitos meios de divulgação dos trabalhos artesanais. Qual você acredita ser o mais eficaz: internet, divulgação entre amigos, bazares? Qual o meio que você mais utiliza?

Cris de Raphael: A divulgação entre amigos é bastante interessante pois cria a confiabilidade da indicação de uma para outra pessoa. Mas na minha opinião o veículo mais eficaz de divulgação dos trabalhos artesanais é a internet. Muitas vezes fico imaginando pessoas do outro lado do mundo conhecendo meus trabalhos. Isso me dá uma enorme satisfação. A gama de pessoas que podem admirar e adquirir nossas peças é incalculável. E o mais interessante é que gastamos pouquíssimo esforço para tal, e ainda o custo é baixíssimo para divulgarmos nosso nome e nossos trabalhos.

6. Atualmente, existe uma grande tendência em diversificação de materiais, ou seja, numa caixa de mdf finalizada, você encontra colagem de papéis, tecidos, botões e uma série de outros materiais, onde se viam apenas desenhos pintados. Temos também o próprio surgimento dos carimbos muito em voga hoje na pintura decorativa, com as estamparias por trás de desenhos pintados à mão. Você acredita que seja uma certa influência do patchwork na pintura decorativa?

Cris de Raphael: Certamente o patchwork é uma forte influência na pintura decorativa. Mas aposto mesmo, com enorme força, na criatividade das artesãs. Essa mistura de técnicas e acessórios enriquece cada vez mais os trabalhos trazendo assim a criação individual e exclusiva de cada pessoa em cada peça. A busca de novos recursos chega a ser incessante. Cada detalhe, cada toque pessoal aumenta ainda mais o valor das artesãs brasileiras. A utilização dos carimbos muito em voga mesmo vem agregar mais beleza, riqueza e facilidade às nossas criações.

7. Geralmente, o artista tem uma especialidade tida como principal, mas tem outras secundárias, por exemplo, existe o artista que pinta, mas que também faz bijuterias, costura, modela. Você tem alguma outra especialidade de seu interesse?



Prato Bauer
Cris de Raphael: Costumo dizer que a artista, principalmente a brasileira é dotada de enorme criatividade e vontade de aprendizado. Isso nos leva a conhecer outras formas de criar. Já fiz um pouco de tudo, bijuterias, bordados, crochê, decoração de festas infantis em isopor, fiz a decoração das 15 velas do baile de debutante da minha filha. Há pouco tempo fiz um curso de customização de chinelos. Sempre que posso busco novos aprendizados. Acredito que uma especialidade ajuda a enriquecer outra. Mas a minha preferência e paixão é mesmo pela pintura country.

8. Cris você acredita que com o crescimento do artesanato no Brasil, cresceu também o interesse das pessoas pela compra de produtos artesanais?

Cris de Raphael: Acredito sim. O crescimento do artesanato no Brasil está vindo numa velocidade muito rápida. O interesse das pessoas em adquirir produtos artesanais brasileiros está vindo na mesma velocidade.
Tenho absoluta certeza e convicção, a internet está nos ajudando muito nesse sentido. Os sites de vendas e de busca vêm colaborando fortemente na divulgação dos valores artesanais brasileiros.


Pinceleira
9. Atualmente, existe um grande empenho de grandes empresas para desenvolver novos produtos que facilitam o desenvolvimento e a criação dos trabalhos artesanais. Você acredita que este mercado possui alto potencial de crescimento visto que a cada ano, surgem mais artesãos no mercado brasileiro e mundial?

Cris de Raphael: Tenho visto e acompanhado de perto o desenvolvimento de novos produtos. O potencial de crescimento é muito grande e muito rápido. O interesse por trabalhos artesanais, principalmente no mercado brasileiro através de seus artesãos chega a ser assustador, visto pelo movimento de visitação da Mega Artesanal 2009 . A feira em 2008 recebeu 108.000 pessoas e em 2009 foram mais de 110.000. Esse crescimento de visitação na Mega 2009 nos mostra claramente a força de tal potencial.

10. Cris, reservamos agora um espaço para que você possa deixar alguma mensagem, pensamento para todos que acompanharam esta entrevista.

Cris de Raphael: Quero deixar algumas mensagens especiais.

Para Cláudia e Sérgio Burlamaqui, idealizadores do NetBazar : que vocês cresçam a cada dia e que recebam em dobro tudo aquilo, que sei, vocês têm proporcionado a muitas e muitos artesãos brasileiros. Obrigada pela confiança e oportunidade do espaço que estão me abrindo.

Para minha família : meu marido Beto, minha filha Carol, meu filho Thiago e meu pai Mario….obrigada por tudo, pela paciência, pelo amor e apoio que venho recebendo de vocês ao longo desses anos todos. Amo vocês.

E a mais especial de todas, é a minha mensagem para VOCÊ que está agora aqui comigo : acredite sempre em seu potencial. Jamais desista de seus sonhos. Lute com garra e determinação, sem pressa, aguardando assim o dia da realização.

Trabalhar com a pintura em madeira me leva a mundos diferentes. Através dessa atividade descobri meu verdadeiro talento e com isso realizo muitas alegrias em poder criar algo diferente a cada dia.

Venha você também para esse mundo encantado.

Sucesso e bênçãos é o meu desejo a vocês.

Beijukas em cada coração……

Cris De Raphael

Nenhum comentário:

Postar um comentário