Pinturas,Costuras e apartes

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Glossário de Pintura Decorativa

A História do Tole Painting

Tole é uma palavra francesa (pronuncia correta "Tol"), que quer dizer "lata", ou objetos feitos de metal frequentemente esmaltados ou galvanizados, mas que também pode significar tábua ou objetos como bandejas ou placas.

Nos meados do século 18, as escolas de arte do Reino Unido começaram a ensinar técnicas que empregavam pinceis redondos e carga dupla ou tripla em desenhos que retratavam flores e pássaros, inspirados na pintura oriental. Esses artistas foram então contratados para pintar móveis e objetos de decoração Chippendale e Sheraton, que eram muito apreciados naquela época. Bandejas de chá, que também recebem o nome de “Tole”, eram muito procuradas e daí então se passou a denominar “Tolers” aos pintores, numa forma mais coloquial.

Ainda nos anos de 1700, os europeus que imigraram para os EUA, trouxeram consigo suas tradições e os mascates levavam esses objetos a todo canto, para comercializá-los, difudindo sua arte por todo o país e influenciaram os "Tolers" modernos. Hoje em dia, Tole Painting é um termo que abrange todo tipo de pintura e é sinônimo de "Pintura Decorativa", ou seja: “Pintura Decorativa é toda manifestação artística popular, aplicada aos mais diversos tipos de materiais (substratos), como objetos de madeira, de metal, de vidro, de tecido, etc, mas também à peças de mobília, portas, janelas, paredes, e até barcos”. A Pintura Decorativa contemporânea emprega pincéis chatos, angulares, filberts, desfiados e outros (não mais somente os redondos), e os artistas puderam incrementar seu estilo de pintura ou criar novos, como o Country Americano e novas técnicas, como os “foating”, etc.

São pinturas feitas por pessoas comuns, amadoras, autodidatas ou não, que não necessariamente possuem preparação específica ou aptidão para desenhar á mão livre, já que os riscos podem transferidos á uma superfície, para então serem pintados. Mas são também artistas natos, cujo amor ao que fazem os levam a abdicar de passeios ou outros programas, para se dedicarem á pintura e a gastarem seu dinheiro em livros e revistas sem as quais elas absolutamente não podem viver. Suas roupas invariavelmente têm salpicos coloridos, porque elas se esquecem de colocar um avental e suas casas são abarrotadas de tintas, pincéis e toda sorte de material auxiliar, porque elas pintam nas madrugadas e não podem correr o risco de que nada venha lhes faltar. São profissionais de todas as áreas ou simples donas de casa, de todas as camadas sociais e de todos os níveis culturais. Visitam feiras, simpósios e festivais sobre pintura, formam grupos de estudo ou de colaboração mútua e procuram manter-se sempre informadas sobre novidades e lançamentos sobre o tema.

Todos esses artistas têm em comum, além de tudo isso, o fato de estarem sempre buscando aperfeiçoamento. Nessa busca, dedicam-se a aprender diversos estilos de pintura e acabam por criar um estilo novo, seu próprio, que é a somatória ou a mescla de tudo que assimilaram ou de que mais gostaram, em cada estilo que conheceram.

A grande maioria desses artistas decorativos sequer se dá conta de que efetivamente são artistas e pensam em si mesmos como simplesmente artesãos, o que não é verdade, pois por definição, artesão é aquele que faz algo que embora criativo e artístico, o faz em série, com o objetivo de comercializar. O artista decorativo nem sempre vende sua arte, e na maioria das vezes o faz para manter seus gastos com aulas e materiais, mas não suporta fazer duas vezes o mesmo trabalho. Está sempre se renovando, buscando novas aventuras, e costuma ter orgulho e ciúme das suas criações.

O Glossário a seguir, pretende informar e criar parâmetros para uma uniformização da pintura artística no Brasil, visto que cresce vertiginosamente, porém sem que todos os artistas falem uma mesma linguagem, muitas vezes por desconhecer os termos exatos para técnicas, estilos e materiais disponíveis no mercado. Não é de forma alguma um trabalho definitivo, pois esse é um campo em constante movimento e desenvolvimento. O propósito é iniciar uma discussão que reúna artistas e empresários dos setores industrial, comercial e editorial, com o principal objetivo de buscar crescimento técnico, artístico e, porque não, pessoal.

Eliana Zerbinatti

Um comentário:

  1. gostei muito de seu blog,suas dicas são muito boas um grande abraço desta seguidora.

    ResponderExcluir