Planilhas facilitam o processo de formação de preços de serviços e ajudam o empreendedor a não esquecer de considerar os custos envolvidos na operação
Preços dos serviços devem levar em conta o número de horas trabalhadas, as despesas fixas proporcionais, os materiais envolvidos e uma margem de lucro, de modo que o valor total não seja muito superior ao praticado pela concorrência.
Existem várias formas de se calcular os preços de venda de produtos e serviços. A utilização de planilhas torna bastante simples e fácil esses cálculos. A planilha pode ser encontrada no portal Sebrae.
Instruções para uso da planilha:
Serviço: discriminar o serviço a que se refere os dados da planilha. O empresário deverá preencher uma planilha para cada serviço que é prestado.
Nota: o total das horas disponibilizadas da mão-de-obra deverá ser rateado entre os vários serviços.
Data: anotar a data da elaboração da planilha. A data é importante para a atualização, quando for realizado o próximo levantamento de dados.
Custo da mão-de-obra: o próximo passo é calcular a mão-de-obra direta que a empresa tem disponível para realizar seus vários serviços.
Função: nome das funções dos empregados.
Quantidade: informar a quantidade de empregados em cada função.
Salário: informar o valor do salário pago ao empregado, por mês.
Encargos: informar o percentual dos encargos sociais que incidem sobre os salários dos empregados.
Sub-total dos salários mais encargos: calculado.
Horas trabalhadas por empregado/mês: informar.
Horas disponíveis/mês: é o cálculo da quantidade de empregados x quantidade de horas por empregado, por mês.
Custo serviço por hora: calculado. É o valor total dos salários mais encargos, dividido pelo total das horas disponíveis.
Tempo gasto para realizar o serviço: informar o tempo real gasto para executar os serviços.
Por exemplo: caso o tempo da prestação do serviço seja de 50 minutos, o valor da mão-de-obra poderá ser obtido através de regra de três simples:
60 minutos (1 hora) .....................R$
50 minutos ...................................x
Deverão ser considerados apenas os funcionários responsáveis pela execução dos serviços.
Despesas fixas
O próximo passo é determinar as despesas fixas e despesas administrativas da empresa, conforme tabela. Os valores efetivamente pagos no mês anterior podem ser utilizados como base.
Rateio das despesas fixas: calculado. É obtido pela divisão do total das despesas fixas pelo total de horas disponíveis no mês.
Despesas fixas do serviço: calculado. É o rateio das despesas fixas multiplicado pelo tempo gasto no serviço.
Custo total da mão-de-obra: calculdado. É o custo da mão-de-obra + rateio das despesas fixas.
Despesas de comercialziação e lucro: preencher com os valores aplicáveis.
Preço do serviço: calculado.
Ao final do cálculo do preço de venda, se o valor obtido for muito superior ao praticado pela concorrência, é aconselhável rever o percentual desejado de lucro.
Custo do material aplicado
Algumas empresas utilizam materiais que devem ser destacados das despesas gerais, caso o seu valor, em relação ao preço do serviço, for considerado relevante. São, geralmente, peças de reposição.
Preencher com a descrição, unidade e quantidade referente a cada material utilizado na prestação do serviço.
Preço: informar o valor calculado de acordo com a formação de preço para o comércio, por unidade (por quilo, metro, metro quadrado etc).
Preço final do serviço: calculado. É obtido através da soma do preço do serviço com o valor referente aos gastos com material utilizado para realizá-lo.
Fonte PEGN
Nenhum comentário:
Postar um comentário