Pinturas,Costuras e apartes

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

• Pintura em Madeira – A madeira é talvez o material mais versátil, pois são inúmeros os estilos e as técnicas de pintura que podem ser aplicados em um móvel ou em uma peça de madeira, assim como os tipos de tintas que podem ser utilizadas.
- Algumas técnicas:
- Foating (Flutuação)
- Spattering
- Dupla Garga ou Carga Cheia
- Faux Finish
- Stencil
- Craquelê
- Pátinas
- Pintura com relevo
- Pintura com aerógrafo

- Alguns estilos:
- Pintura Country Americana
- Pintura Country Primitiva
- Pintura Country Clássica
- Hindeloopen
- Trompe l’oeil
- Bauenmalerei
- Rosemaling
- One Stroke (que pode ao mesmo tempo ser considerado como estilo e como técnica)

• Pintura em Faiança – Vide Pintura em Cerâmica

Pintura em Gesso – Material extremamente poroso, o gesso deve ser impermeabilizado antes de se iniciar a pintura, que pode ser feita com diversos tipos de tinta. Alguns exemplos de pintura em gesso:

• Pintura em Porcelana – A porcelana também é um tipo de cerâmica, branca e refratária que possui uma composição diferente da tradicional. A pintura da porcelana, da mesma forma que a da cerâmica, também pode ser feita usando-se diferentes técnicas e estilos. - Pintura a frio
- Pintura com queima em forno caseiro
- Pintura com queima em forno de alta temperatura

• Pintura em Tecido – A pintura em tecido tornou-se bastante popular no Brasil, talvez por ser um material de fácil acesso e de baixo custo No entanto, a maioria dos artistas que a praticam e que têm algum conhecimento de outras técnicas, reconhece ser essa uma das técnicas mais difíceis de dominar, pois são muitos os tipos de tecido, e para cada um, a forma de se pintar é diferente. Existem várias técnicas e estilos de pintura.
-Alguns exemplos de técnicas:
- Pintura com molde vasado
- Pintura com estêncil
- Pintura com tinta Puff
- Exemplos de estilos:
- Pintura no estilo da pintura em porcelana (que produziu neologismo “Porcelanizado”)
-Pintura no estilo Country
- Pintura Aquartelada
- Pintura Expressionista
- Exemplos de pintura em diferentes tipos de tecidos:
- Pintura em organdi
- Pintura em tecido poroso (sacaria)
- Pintura em tecido emborrachado
- Pintura em seda (que pode ser feita em várias técnicas diferentes)

• Pinturas em Vidro – Existem muitas técnicas e também diferentes tintas que podem ser usadas no vidro. Ele pode ou não ser jateado (o vidro exposto a um jato de areia torna-se opaco e poroso) e, dependendo da tinta utilizada, pode necessitar de queima em fornos especiais.

• Pintura Country – (Folk-Art) Estilo de pintura que retrata objetos, animais, frutas, flores e tudo que lembra a vida no campo. Tem cores características e muitas vezes ares envelhecidos. Pode ser dividido em três estilos diferentes: Americano, Primitivo e Clássico.

• Pintura Realista – Estilo de pintura onde o artista reproduz o mais fielmente possível o motivo escolhido (flores, frutas, objetos, cenas, paisagens, etc.).

• Pirógrafo – Ferramenta elétrica que possui um pequeno bastão ao qual são acopladas pontas de metal cambiáveis e em diferentes formatos. Essas pontas se aquecem e pressionadas á superfícies de madeira, queimando-a e produzindo sulcos e desenhos.

• Policromático – É um trabalho desenvolvido com várias cores. A utilização de cores contrastantes resultará em um trabalho vibrante e alegre. Para um projeto que transmita paz e aconchego, deve-se trabalhar com cores harmônicas e tons pastéis.

Pouncé – (diz-se poncê) – (Stippling) - Depois de pintar uma área, bater com um pincel seco sobre a área pintada e ainda molhada, para criar uma textura ou efeito de folhagem, nuvens, areia, etc.

• Preenchimento – (Blocking in) – È o preenchimento dos espaços no risco, com as cores indicadas. Permite uma pintura básica, sem efeitos de sombra e luz.

• Primeira Veladura – Primeira demão de tinta.

• Produtos Auxiliares – Vernizes, diluentes, médiuns, seladores e todo tipo de produto dos quais se faz uso para auxiliar a pintura.>

• Queima – É o ato de levar uma peça ao forno para cozinhar (cerâmicas) ou para a fixação da tinta.

• Respingado – (Spattering) É o processo de espirrar uma tinta magra sobre uma superfície, com o auxilio de uma escova velha de dentes ou outra ferramenta.

• Retardador – Produto utilizado para retardar a secagem de uma tinta.

• Risco – Motivo ou desenho.

• Riscar – Desenhar um determinado motivo sobre uma superfície com o objetivo de pintá-lo. Existem lápis especiais para diversas superfícies.

• Rosemaling – (Folk-Art) (Rose = rosa, maling = pintando) Estilo de pintura Norueguesa com cores e características específicas. Muito rico e vigoroso, pintado geralmente em cores fortes sobre fundos escuros e subdividido em vários estilos, como o Telemark, o Rosendal, o Oz o Valdres e o Hallingdal. A pintura é feita com pinceladas ensaiadas, sendo que alguns artistas usam pincéis redondos e outros preferem usar pincéis Filbert, com carga dupla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário