Pinturas,Costuras e apartes

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Pintura Country e seus pincéis

Queridas Arteiras e Arteiros,

Hoje viemos trazer informações do que é a pintura country, de como ela começou, quais seus estilos e características.
Trouxemos também informações sobre alguns modelos de pincéis e suas funções.

O QUE É A PINTURA COUNTRY ?

É uma técnica em madeira e metal, rica em detalhes e criatividade. A técnica consiste em retratar objetos, animais, cenas, flores e tudo que lembra a vida no campo. No final do século 18 os imigrantes da Bavária e Noruega levaram para o sul dos Estados Unidos as suas pinturas com riscos, pinceladas e cores característicos. Oportunamente cada pessoa imprimiu seu próprio estilo e técnica de pintar.


Exemplo de Pintura Country pela Cris.
O estilo ganha então inúmeros adeptos e possibilita recursos como as características pinceladas esfumaçadas, chamadas de Floating (flutuação) entre outras, e assim foi nascendo a pintura Estilo Country.

A partir do século 19 a tinta a base de água veio a ser comercializada fazendo com que esse estilo venha sendo cada vez mais apreciado e praticado por pessoas de todo mundo.

A pintura country pode ser subdividida em três estilos:

Country Americano: com riscos mais estilizados e cores características.
Country Primitivo: mais próximas do real, cores mais escuras e com aparência envelhecida.
Country Clássico: bem mais próximas do real, com riscos que valorizam o volume e a perspectiva.

São características da pintura country:

* cores em tons pastéis (ou seja, cores menos intensas), às vezes com ares envelhecidos.
* uso constante da imitação de costuras e retalhos.
* sombras.
* luz seca.

Os pincéis são as principais ferramentas para esta técnica. Hoje temos a facilidade de adquirir pincéis importados com excelentes condições de pagamento. Existe também no mercado brasileiro uma infinidade de modelos apropriados para o desenvolvimento de tal trabalho.

Este tipo de pintura é bastante difundido em ateliês por todo Brasil, através de aulas e vendas de peças prontas.
É sempre divertido e prazeroso trabalhar com o country, além de ser uma forte fonte de renda.

PINCÉIS e sua UTILIZAÇÃO

CHATO : são perfeitos para pintar fundos e detalhes maiores. Também usado para pintar folhas.



Pincel Chato
CHANFRADO ou ANGULAR : Por ter a ponta inclinada, é indicado para sombrear as peças e desenhos tão característicos da pintura country. O tamanho varia de acordo com o objetivo, indicados para atingir cantos pontiagudos.



Pincel Chanfrado
REDONDO : Para pinturas de pinceladas ensaiadas . Tem tamanhos variados, e tem a finalidade de fazer uma curva mais perfeita do que a feita com o pincel quadrado. Além de outras utilidades, é mais empregado para fazer desenhos. O redondo 00, é o mais empregado para fazer pespontos curtos. Serve para finalizar detalhes.



Pincel Redondo
PATA de VACA ou DEERFOOT : É um pincel diagonal .Usado para efeitos de pêlo, de areia, de nuvens, iluminar as bochechas e grama.



Pincel Pata de Vaca
LÍNGUA de GATO ou FILBERT : Para traços retos e contínuos podendo ser largos ou finos, dependendo da posição em que for usado.



Pincel Língua de Gato
FILETE : É um pincel longo e fino. Muito utilizado para fazer traços finos: linhas retas, pesponto, insetos etc. Indicado para finalizar detalhes.



Pincel Filete
LINER : Muito parecido com o pincel filete, mas com cerdas mais longas. Usado para traços finos e longos.



Pincel Liner
LEQUE : mais utilizados para fazer “matinhos”, cabelos e copas de árvores. Muitas vezes utilizamos para dar uma textura diferente no fundo dos riscos.



Pincel Leque
TRINCHA : Pincéis chatos e largos, para pintar grandes extensões. Mais utilizados para dar fundo na peça.



Pincel Trincha
PINCEL de CERDAS DURAS : Normalmente utilizados em pátinas, quase sempre são feitos com cerdas sintéticas e o preço bem mais barato do que um de pelo macio.

LUZ SECA : é um ótimo aliado para iluminar as áreas – ele deve ser usado apenas com a tinta, nunca molhado em água. O movimento vai depender do formato do risco.



Pincel Luz Seca
MOP ou PITUÁ redondo: pincel de cerdas macias e naturais, normalmente de camelos. Corrige imperfeições.


Pincel MOP ou Pituá Redondo
MOP OVAL : mais achatado que o tradicional. Esse formato garante maior precisão nas batidas. Ideal para corrigir sombras.


Pincel MOP Oval
FUNKY POUNCER : cerdas de couro. Indicado para efeitos de textura. Pode ser usado com PVA, glaze ou gel. Facilita fazer pelos de ovelhas que é um pelo mais grosso e encaracolado.. Também utilizado para fazer moitas de grama mais grossa e pesada.


Pincel Funky Pouncer
CRESCENTE : utilizado para sombra seca e luz. Acrescenta volume a pintura.


Pincel Crescente
PINTA BOLINHAS : não é propriamente um pincel, pois não possui cerdas. Mas é uma ferramenta muito utilizada para fazer tudo em que vão bolinhas, como flores, luminosidade dos olhos, e outras decorações. Também muito usado para passar risco na peça, evitando assim que o mesmo engrosse a cada cópia.



Pinta Bolinhas
Esses são alguns pincéis que nos auxiliam em nossos trabalhos na pintura country. Em breve mostraremos outros pincéis e suas utilidades.

Espero que vocês aproveitem ao maximo as dicas aqui apresentadas e que as mesmas venham agregar mais facilidade quando vocês estiverem
“criando com o coração”.

Cris de Raphael
Apaixonada pela pintura country, Cris de Raphael iniciou suas pinturas por acaso com o apoio de uma amiga e nunca mais largou. Com grande influência da folk art americana, seus trabalhos possuem traços bem definidos e são marcados por sombreados fortes o que nos faz identificar sua autoria. Nesta entrevista, Cris nos conta um pouco de sua experiência, seu início na pintura e um pouco sobre o mercado artesanal.

4 comentários:

  1. Cleuza, AMEI o seu blog. Essa postagem foi muuuuito interessante e informativa para aqueles que não conhecem a pintura coutry, como também para os que já conhecem se firmarem cada vez mais.
    Parabéns!!!
    Carol Viégas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cleuza. Tudo bem?
    Achei o seu blog numa busca que fiz no google sobre pintura, daí li no seu perfil que você mora em Brasília. Eu tenho 22 anos, também moro no DF e trabalho com artesanato também, mas tudo o que eu sei aprendi pela internet, lendo, pegando dicas! Muito obrigada pelo seus post, é de grande valor! Mas é tão difícil aprender sem ver alguém fazendo, né? Você fez curso? Eu amo biscuit e queria aprender a incluir as técnicas de pintura country nas peças de biscuit.
    De qualquer forma, mais uma vez, obrigada!
    =^)
    caso possa me responder, meu e-mail é raysla.camelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMO TEXTO SOBRE A PINTURA COUNTRY.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cleuza, gostei muito do seu blog e quero lhe convidar para vir conhecer o meu. Acabei de fazer uma postagem onde linkei seu blog como referência de pesquisa, espero que não se importe! A propósito, me tornei seguidora e estarei sempre por aqui para conferir as novidades. Bjnhos.
    Flávia Oliveira
    www.flavinhamcmg.blogspot.com

    ResponderExcluir